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LIÇÃO 07: AUTENTICIDADE E SABEDORIA | 1° TRIMESTRE DE 2025 | EBD JOVENS
TEXTO PRINCIPAL
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência.” (Pv 9.10)
RESUMO DA LIÇÃO
A verdadeira sabedoria, proveniente de Deus, é comprovada por boas obras e promove paz e justiça.
Comentário: O temor do Senhor, que não é um medo servil, mas sim um profundo respeito e reverência à Sua santidade, é o alicerce sobre o qual a verdadeira sabedoria é construída. Portanto, a lição nos lembra que a sabedoria genuína não é meramente um acúmulo de conhecimento intelectual, mas sim uma qualidade intrínseca que se manifesta em nossas ações, promovendo a paz e a justiça no mundo ao nosso redor. Em outras palavras, é uma sabedoria prática, vivencial, que transforma a nossa maneira de ser e de agir. Dessa forma, a sabedoria não é um fim em si mesma, mas sim um meio para alcançarmos um relacionamento mais profundo com Deus e para refletirmos o Seu caráter em nossas vidas.
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LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Pv 2.6 O Senhor concede sabedoria
TERÇA – Pv 3.13 Feliz é o que encontra sabedoria
QUARTA – Ec 7 1 2 A sabedoria dá vida a quem a possui
QUINTA – 1 C0 1.30 Cristo, foi feito sabedoria por nós
SEXTA – Pv 19.20 Ouça conselhos, seja sábio
SÁBADO – Cl 3.16 Que a sabedoria habite em vós
OBJETIVOS
COMPREENDER a necessidade da sabedoria autêntica;
EXPLICAR os frutos da sabedoria;
DESTACAR a humildade e a sabedoria do alto.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), preparado(a) para aprender e ensinar mais uma lição? Hoje estudaremos a respeito das duas sabedorias apresentadas por Tiago – a que vem do alto e a terrena. Tiago dá início a este tema com a seguinte indagação: “Quem dentre vós é sábio e inteligente?” Atualmente vivemos na sociedade da informação, do conhecimento, mas seria este tipo de conhecimento a que Tiago se refere? Certamente que não. Ele estava exortando que o verdadeiro sábio é reconhecido por suas obras e ações. Parece que os destinatários da Carta estavam contaminados pelo orgulho do conhecimento. A altivez destes deu lugar à inveja amargurada, a ambição egoísta e a sentimentos facciosos. Estes sentimentos fazem parte da velha natureza e quem assim procede não tem comunhão com Deus nem a sabedoria que procede do alto.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), providencie cópias do quadro abaixo para os alunos. Distribua as cópias e introduza a lição com a seguinte indagação: “Quem dentre vós é sábio e inteligente?” Ouça os alunos com atenção. Em seguida explique que, de acordo com os ensinos de Tiago, sábio é aquele que apresenta “bom trato com os outros” e “obras de mansidão”.
BENEFÍCIOS DA SABEDORIA DO ALTO
É amorosa.
Vida longa e próspera.
É fiel.
Tem o favor de Deus e das pessoas.
Coloca Deus em primeiro lugar.
Boa reputação.
Sabe discernir o certo e o errado.
RESULTADO DA SABEDORIA TERRENA, ANIMAL E DIABÓLICA
Orgulho.
Inveja.
Espírito faccioso.
Perturbação.
Ciúme.
Obras perversas.
TEXTO BÍBLICO
Tiago 3.13-18
13 Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.
14 Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16 Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.
17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
INTRODUÇÃO
A Carta de Tiago apresenta uma visão clara e prática da sabedoria, diferenciando a terrena da que vem do alto. Nesta lição, veremos as características da verdadeira sabedoria e seus efeitos na vida dos crentes. Veremos também a definição de sabedoria e os frutos dela.
Comentário: A introdução desta lição nos prepara para uma jornada de descobertas sobre a natureza da sabedoria e os seus efeitos transformadores em nossas vidas. Tiago, com sua clareza característica, nos convida a refletir sobre as diferenças entre a sabedoria terrena e a sabedoria que vem do alto, mostrando que a verdadeira sabedoria não se limita ao conhecimento intelectual, mas sim à capacidade de viver de acordo com os princípios de Deus. Além disso, é importante notar que a lição nos promete explorar as características da verdadeira sabedoria e os frutos que ela produz em nossas vidas, o que nos motiva a buscar essa sabedoria com diligência e a aplicá-la em todas as áreas do nosso ser. Enfim, ao compreendermos a definição de sabedoria e os seus benefícios, estaremos mais preparados para viver uma vida que agrada a Deus e que impacta positivamente o mundo ao nosso redor.
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I- A SABEDORIA AUTÊNTICA
1- DEMONSTRADA MEDIANTE AS BOAS AÇÕES.
Você conhece alguém que se diz sábio mas, na verdade, age de forma tola? Infelizmente existem pessoas assim, por isso Tiago faz a seguinte pergunta: “Quem entre vós é sábio e inteligente?” Logo em seguida ele afirma: “Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.” Aprendemos aqui que a verdadeira sabedoria não se limita ao conhecimento intelectual, mas é demonstrada por meio de boas ações. A sabedoria pode ser medida pelo caráter de uma pessoa. Assim como é possível identificar uma árvore pelo seu fruto, é possível avaliar a inteligência de alguém pela maneira como age. “Sabedoria e inteligência” são sinônimos neste texto, referindo-se à capacidade de viver bem, segundo os princípios bíblicos. Em outras palavras, sabedoria é o conhecimento posto em prática mediante as atitudes.
Comentário: Tiago nos confronta com uma realidade incômoda: a existência de pessoas que se dizem sábias, mas cujas ações revelam a sua verdadeira tolice. Ele nos lembra que a verdadeira sabedoria não se limita ao conhecimento intelectual, mas sim à capacidade de viver de acordo com os princípios de Deus, manifestando a mansidão, a justiça e o amor em todas as áreas da nossa vida. Assim como uma árvore é conhecida pelos seus frutos, a sabedoria de uma pessoa é revelada pelas suas ações. A expressão “bom trato” usada por Tiago, sugere que a sabedoria autêntica se manifesta em nossas relações interpessoais, em nossa capacidade de tratar os outros com respeito, compaixão e bondade. Sabedoria e inteligência, nesse contexto, são sinônimos, referindo-se à capacidade de viver bem, de tomar decisões sábias e de construir um legado de justiça e paz. Em outras palavras, sabedoria é o conhecimento posto em prática, é a capacidade de transformar as nossas convicções em ações que glorificam a Deus e que abençoam o mundo ao nosso redor.
2- A SABEDORIA TERRENA.
Nos versículos 14 e 15. Tiago faz um contraste entre a sabedoria terrena e a divina. Ele descreve a sabedoria terrena como cheia de “inveja amarga e sentimento faccioso”, logo ela não procede de Deus, mas é humana e diabólica. Esse tipo de conhecimento leva à desordem e ao caos. O apóstolo Paulo diz claramente que “Deus não é Deus de confusão” (1 Co 14.33). Tiago reforça esse ensino afirmando que onde há invejas e disputas, Deus não está presente.
Comentário: Tiago aprofunda a sua análise da sabedoria, contrastando a sabedoria terrena com a sabedoria divina. Ele descreve a sabedoria terrena como sendo movida pela “inveja amarga e sentimento faccioso”, revelando a sua natureza egoísta, ambiciosa e destrutiva. Em contraste com a sabedoria que vem do alto, que promove a paz e a unidade, a sabedoria terrena gera a desordem e o caos, afastando-nos da presença de Deus e obscurecendo a nossa visão da verdade. Paulo, em sua carta aos Coríntios, nos lembra que “Deus não é Deus de confusão”, reforçando a ideia de que a verdadeira sabedoria sempre conduz à harmonia e à ordem. Tiago, por sua vez, nos adverte que onde há invejas e disputas, Deus não está presente, revelando que a sabedoria terrena nos afasta da comunhão com o Criador e nos impede de experimentar a plenitude da vida em Cristo. Portanto, que possamos discernir a voz da sabedoria divina em meio ao ruído da sabedoria terrena, escolhendo o caminho da paz, da justiça e do amor que nos conduz à presença de Deus e que transforma o nosso mundo.
3- ORIGEM DA SABEDORIA DIVINA.
Tiago mostra que a sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, amável, complacente, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (v. 17). Ela tem sua origem em Deus e reflete seu caráter santo e amoroso. Nós podemos atrelar a sabedoria que vem do alto (de Deus) com o fruto do Espírito que Paulo apresenta em Gálatas 5.22.
Comentário: Tiago nos apresenta uma descrição detalhada da sabedoria que vem do alto, revelando a sua natureza divina e os seus efeitos transformadores em nossas vidas. Ele nos ensina que a sabedoria que vem de Deus é pura, pacífica, amável, complacente, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. Cada uma dessas características reflete o caráter santo e amoroso de Deus, revelando que a verdadeira sabedoria é um dom divino que nos capacita a viver de acordo com os Seus princípios. Além disso, é importante notar que Tiago relaciona a sabedoria que vem do alto com o fruto do Espírito, conforme descrito por Paulo em Gálatas 5:22, revelando que a verdadeira sabedoria é inseparável da ação do Espírito Santo em nossas vidas. Em outras palavras, a sabedoria divina não é apenas um conjunto de informações ou habilidades, mas sim uma transformação interior que nos capacita a amar, a perdoar, a ter compaixão e a viver de forma justa e íntegra.
SUBSÍDIO 1
“Sabedoria diabólica – Essa falsa ‘sabedoria’ é, principalmente, ‘diabólica’ (no grego daimoniodes, literalmente ‘demoníaca’. Utilizando este termo, Tiago não está dizendo que ela seja ‘do demónio’, no sentido de ter se originado dele, mas que é ‘demoníaca’ em sua qualidade. Essa assim chamada ‘sabedoria’ tem sua verdadeira natureza exposta pelo fato de resultar em perturbação e toda obra perversa (v. 16). Ao invés de ser uma ‘sabedoria’ genuína, é simplesmente igual à mesma ‘concupiscência’ que ‘dá à luz o pecado’ (Tg 1.14.15), a respeito do qual Tiago anteriormente já preveniu seus leitores. O retrato que Tiago nos oferece daquilo que é considerado como ‘sabedoria’ pela maioria das pessoas é bastante perturbador, mas precisamos ser cuidadosos para não entendermos sua linguagem erroneamente. Ele não está sugerindo que não exista qualquer coisa boa na humanidade. O problema com essa sabedoria ‘terrena, animal e diabólica’ é que tem sua origem na alma humana. Sendo assim, participa dos desejos divididos dos ‘inconstantes’; é capaz de fazer o bem, mas também de muitas vezes levar a ‘toda obra perversa.” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. 4. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2009. p. 876.)
II- FRUTOS DA SABEDORIA AUTÊNTICA
1- PAZ E JUSTIÇA.
“Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz (v.18).” Ao contrário da sabedoria do mundo, a divina promove a paz e resulta em justiça. Crentes que buscam adquirir esse tipo de inteligência procuram criar ambientes de harmonia e justiça na igreja, na família e no ambiente corporativo. É importante ressaltar que em Mateus 5.9 Jesus afirma que os pacificadores serão chamados de filhos de Deus. Estes são os que procuram unir as pessoas para que alcancem harmonia e paz. Uma colheita justa, conforme nos diz Tiago, é semeada pelos pacificadores. Tiago mostra que não é possível produzir justiça onde impera a amargura e o egoísmo, pois a justiça é alcançada na paz.
Comentário: Tiago nos apresenta o primeiro fruto da sabedoria autêntica: a paz e a justiça. Ele nos ensina que, ao contrário da sabedoria do mundo, que gera conflitos e desigualdades, a sabedoria divina promove a paz e resulta em justiça. Crentes que buscam adquirir esse tipo de inteligência se tornam agentes de transformação em seus ambientes, buscando criar harmonia e justiça na igreja, na família e no ambiente corporativo. Jesus, em Mateus 5:9, afirma que os pacificadores serão chamados de filhos de Deus, revelando a importância de buscarmos a paz em todas as nossas relações. Tiago, por sua vez, nos ensina que uma colheita justa é semeada pelos pacificadores, mostrando que a justiça não pode ser alcançada onde impera a amargura e o egoísmo, mas sim em um ambiente de paz e reconciliação. Portanto, que possamos buscar a sabedoria divina para nos tornarmos pacificadores em nossos ambientes, semeando a paz e colhendo os frutos da justiça.
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2- AMOR E BONDADE.
A sabedoria do alto é “cheia de misericórdia e bons frutos” (v. 17) e nos capacita a agir de maneira que o amor de Deus e o seu caráter sejam revelados em nossas ações. A misericórdia, nesse contexto, vai além da compaixão; ela se manifesta em ações concretas que beneficiam os outros. A sabedoria celestial não é apenas teórica, mas prática e visível por meio de atos de bondade. Jesus ensinou sobre a importância da misericórdia, dizendo: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5.7). A sabedoria de Deus nos impulsiona a ajudar os necessitados, perdoar os que nos ofenderam e ser um canal de bênçãos para os outros.
Comentário: Tiago continua a nos revelar os frutos da sabedoria autêntica, destacando o amor e a bondade como características essenciais. Ele nos ensina que a sabedoria que vem do alto é “cheia de misericórdia e bons frutos”, capacitando-nos a agir de maneira que o amor de Deus e o Seu caráter sejam revelados em nossas ações. A misericórdia, nesse contexto, vai além da compaixão, manifestando-se em ações concretas que beneficiam os outros. A sabedoria celestial não é apenas teórica, mas prática e visível por meio de atos de bondade. Jesus, em Mateus 5:7, ensinou sobre a importância da misericórdia, afirmando: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. A sabedoria de Deus nos impulsiona a ajudar os necessitados, perdoar os que nos ofenderam e ser um canal de bênçãos para os outros. Portanto, que possamos buscar a sabedoria divina para nos tornarmos instrumentos de amor e bondade em nossos ambientes, refletindo o caráter de Cristo em todas as nossas ações.
3- SINCERIDADE E IMPARCIALIDADE.
A sabedoria autêntica é “imparcial e sincera” (v.17). Isso significa que ela não é tendenciosa ou hipócrita, mas sim honesta e justa em todas as circunstâncias. Essa sabedoria promove a integridade e a equidade nas relações entre os seres humanos. Ser imparcial implica tratar todos com justiça, independentemente de posição social ou riqueza. A sabedoria que vem do alto rejeita favoritismos ou discriminações, promovendo um tratamento justo e igualitário para todos. A sinceridade, ou pureza de coração, é uma qualidade que reflete a integridade. Jesus valorizou a sinceridade, dizendo: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8). A sabedoria divina nos chama a viver sem duplicidade, sendo autênticos em nossas palavras e ações. A sinceridade constrói confiança e fortalece as relações, pois as pessoas sabem que podem contar com a nossa honestidade e transparência.
Comentário: Tiago nos apresenta mais dois frutos da sabedoria autêntica: a sinceridade e a imparcialidade. Ele nos ensina que a sabedoria divina não é tendenciosa ou hipócrita, mas sim honesta e justa em todas as circunstâncias. Essa sabedoria promove a integridade e a equidade nas relações entre os seres humanos, rejeitando favoritismos ou discriminações e promovendo um tratamento justo e igualitário para todos. Ser imparcial implica tratar todos com justiça, independentemente de posição social ou riqueza. Jesus valorizou a sinceridade, dizendo: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5:8). A sabedoria divina nos chama a viver sem duplicidade, sendo autênticos em nossas palavras e ações. A sinceridade constrói confiança e fortalece as relações, pois as pessoas sabem que podem contar com a nossa honestidade e transparência. Portanto, que possamos buscar a sabedoria divina para nos tornarmos pessoas sinceras e imparciais, construindo relacionamentos baseados na confiança e na justiça, refletindo o caráter de Cristo em todas as nossas interações.
SUBSÍDIO 2
“As ações revelam as origens da sabedoria (3.13-18) – Esse capítulo começa com Tiago prevenindo contra a soberba de sermos ensinadores, e pode estar ampliando esse conceito nos versos 13 e 14. A maneira mais adequada de demonstrar que alguém é ‘sábio e inteligente’ não é simplesmente colocar-se à frente dos semelhantes e discursar sobre seus conhecimentos, mas através de mostrar ‘pelo seu bom trato, as suas obras de mansidão de sabedoria’. A verdadeira sabedoria espiritual somente poderá ser demonstrada através da consistência entre palavras e obras, uma consistência que não só expressa a vontade de Deus, mas que também pratica essa vontade no mundo. Se a motivação que leva alguém a ser um ensinador for ‘amarga inveja e sentimento faccioso’, mostrará que seus desejos interiores, em seu coração, ainda estão divididos e que ela ainda não aceitou a ‘sabedoria’ como um dom de Deus. Gabar-se de sua ‘sabedoria’, como sendo uma conquista pessoal, é o mesmo que iludir a si próprio e ‘mentir contra a verdade’” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. 4. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2009. p. 875.)
III- HUMILDADE E SABEDORIA DO ALTO
1- RECONHECIMENTO DA FRAGILIDADE HUMANA.
A sabedoria divina nos faz reconhecer nossa fragilidade e dependência do Senhor. Ela não promove arrogância, mas leva à humildade, reconhecendo que todo conhecimento e habilidade vêm do alto, do Eterno. Como criaturas somos finitos e falíveis, suscetíveis ao erro e limitados, entretanto Deus é Onipotente, Onisciente e Perfeito. Tal verdade nos leva a uma postura de humildade e reverência, sabendo que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). É por meio do entendimento dessa verdade que reconhecemos que precisamos da graça e misericórdia de Deus. A sabedoria que procede do Senhor nos faz perceber que todas as nossas capacidades e realizações são dádivas de Deus. Tiago nos lembra que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1.17). Ao reconhecer isso, nossa postura deve ser de gratidão e dependência contínua de Deus, evitando a soberba que, frequentemente, acompanha o conhecimento humano.
Comentário: Tiago nos apresenta a humildade como um componente essencial da sabedoria que vem do alto. Ele nos ensina que a sabedoria divina nos faz reconhecer a nossa fragilidade e dependência do Senhor, afastando-nos da arrogância e conduzindo-nos à humildade. Como criaturas finitas e falíveis, somos suscetíveis ao erro e limitados em nosso conhecimento e poder. No entanto, Deus é Onipotente, Onisciente e Perfeito, e é por meio da Sua graça e misericórdia que podemos alcançar a verdadeira sabedoria. A sabedoria que procede do Senhor nos faz perceber que todas as nossas capacidades e realizações são dádivas de Deus, e que devemos usar esses dons para glorificá-Lo e para servir ao próximo. Tiago nos lembra que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1:17), e que devemos cultivar uma postura de gratidão e dependência contínua de Deus, evitando a soberba que frequentemente acompanha o conhecimento humano.
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2- A ACEITAÇÃO DOS LIMITES PESSOAIS.
Tiago 3.13 fala de “mansidão de sabedoria”, sugerindo que a verdadeira sabedoria nos ensina a aceitar nossos limites e a viver de maneira modesta. Isso evita a arrogância e nos leva a viver de modo mais equilibrado. Jesus, em Mateus 11.29, convida-nos a aprender dEle, que é “manso e humilde de coração.” Essa mansidão reflete uma aceitação serena dos próprios limites e uma disposição para servir aos outros sem buscar reconhecimento ou glória pessoal.
Comentário: Tiago continua a nos instruir sobre a humildade, destacando a importância de aceitarmos os nossos limites pessoais. Ele nos ensina que a “mansidão de sabedoria” nos leva a reconhecer as nossas limitações e a viver de maneira modesta, evitando a arrogância e buscando um equilíbrio em todas as áreas da nossa vida. Jesus, em Mateus 11:29, nos convida a aprender d’Ele, que é “manso e humilde de coração”, revelando que a verdadeira grandeza está em servir aos outros sem buscar reconhecimento ou glória pessoal. Essa mansidão reflete uma aceitação serena dos nossos limites e uma disposição para depender da graça de Deus em todas as situações. Portanto, que possamos buscar a sabedoria divina para reconhecermos os nossos limites e para vivermos de forma equilibrada, servindo aos outros com humildade e mansidão, refletindo o caráter de Cristo em todas as nossas ações.
3- DEPENDÊNCIA DE DEUS.
Aquele que é sábio reconhece a sua dependência do Criador em todas as áreas da vida. Quem realmente vive de forma inteligente, busca a orientação divina antes de tomar qualquer decisão e, assim, desenvolve um relacionamento íntimo com Deus. Em Tiago 1.5. somos encorajados a pedir sabedoria a Deus, que a dá liberalmente. Reconhecer nossa necessidade de orientação divina nos mantém humildes e prontos para receber os ensinos do Espírito Santo. Assim, seja humilde reconhecendo diariamente sua necessidade de Deus, e cultive um relacionamento íntimo com Ele através da leitura regular da Bíblia, da prática da oração e jejum.
Comentário: Tiago nos ensina que a dependência de Deus é um aspecto fundamental da verdadeira sabedoria. Aquele que é sábio reconhece a sua necessidade do Criador em todas as áreas da vida, buscando a Sua orientação antes de tomar qualquer decisão e cultivando um relacionamento íntimo com Ele. Em Tiago 1:5, somos encorajados a pedir sabedoria a Deus, que a dá liberalmente, revelando que Ele está sempre disposto a nos guiar e a nos instruir em todas as áreas da nossa vida. Reconhecer a nossa necessidade de orientação divina nos mantém humildes e prontos para receber os ensinos do Espírito Santo, permitindo que Ele nos transforme à imagem de Cristo. Portanto, que possamos buscar a sabedoria divina para reconhecermos a nossa dependência de Deus e para cultivarmos um relacionamento íntimo com Ele por meio da leitura regular da Bíblia, da oração e do jejum, permitindo que Ele nos guie em todas as áreas da nossa vida e nos capacite a viver de forma sábia e prudente.
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SUBSÍDIO 3
Professor(a), inicie o tópico fazendo as seguintes perguntas: “O que a sabedoria divina nos faz reconhecer?” “Quais os benefícios de adquirir a sabedoria autêntica?” Incentive a participação dos alunos, em especial os mais tímidos que sentem mais dificuldades em participar ativamente da aula. Ouça os alunos com atenção e explique é “o homem transmite conhecimento. Deus dá sabedoria. O conhecimento nos vem com a educação, seja absorvendo o que os mais educados têm a dizer, seja simplesmente reunindo informações aqui e ali, no caminho da vida. Mas e quanto à sabedoria que vem do alto? Como você já sabe, não há curso, não há escola, não há banco de dados na terra onde possamos acessar a sabedoria. Diga aos alunos(as) que uma pessoa pode adquirir conhecimento, e ainda assim estar distante do Deus vivo. Mas os que são sábios conhecem o Senhor Deus, pela fé no seu Filho, Jesus Cristo, e também o consideram com reverência e respeito. O ‘temor do Senhor’ ainda é o princípio da sabedoria, bem como o mais fiel indicador da sua presença na vida de uma pessoa.” (Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD,
CONCLUSÃO
Nesta lição, aprendemos que é preciso buscar a sabedoria divina e que essa sabedoria é demonstrada por meio de ações. Ela promove paz e justiça, e é caracterizada por: amor, bondade, sinceridade e imparcialidade. Além disso, essa sabedoria nos conduz à humildade, reconhecimento de nossa fragilidade e dependência de Deus. Como cristãos, somos chamados a buscar a sabedoria divina, permitindo que ela transforme nossas vidas de maneira que venhamos a refletir o caráter de Cristo.
Comentário: A conclusão desta lição nos oferece um resumo conciso e inspirador dos principais ensinamentos que aprendemos ao longo da nossa jornada. Fomos lembrados de que é preciso buscar a sabedoria divina, reconhecendo que ela não é apenas um acúmulo de conhecimento, mas sim uma transformação interior que se manifesta em nossas ações. A sabedoria divina promove a paz e a justiça, e é caracterizada por amor, bondade, sinceridade e imparcialidade. Além disso, ela nos conduz à humildade, ao reconhecimento de nossa fragilidade e à dependência de Deus. Como cristãos, somos chamados a buscar a sabedoria divina, permitindo que ela transforme as nossas vidas de maneira que venhamos a refletir o caráter de Cristo em todas as nossas ações. Portanto, que possamos nos dedicar a buscar a sabedoria divina em todas as áreas das nossas vidas, permitindo que ela nos guie e nos instrua, capacitando-nos a viver de forma sábia e prudente, para a glória de Deus e para o bem do próximo.
Leia a 06 lição aqui: https://palavrafortededeus.com.br/licao-06-a-autenticidade-de-uma-linguagem-sadia/